Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

110 anos de Olivier Messiaen, no Caderno de Música

Programa faz um especial em comemoração aos 110 anos de nascimento deste importante compositor francês do século XX

Caderno de Música

No AR em 08/12/2018 - 11:45

No próximo dia 10, comemoram-se os 110 anos de nascimento do compositor francês Olivier Messiaen. E o Caderno de Música deste sábado (08) e da próxima semana, fará uma homenagem a este importante nome da música de concerto do século XX.

Olivier Messiaen começou os seus estudos no piano de forma autodidata, mas logo ingressou no disputado Conservatório de Paris, onde teve aulas com Dukas, Emmanuel e Dupré, e onde recebeu diversos prêmios. Posteriormente, a partir de 1941, passa a dar aulas nesta mesma instituição, ficando lá por mais de 30 anos. Entre seus alunos mais conhecidos estão Pierre Boulez, George Benjamin e Almeida Prado.

Além de revolucionar a escrita musical, Messiaen ficou conhecido principalmente por suas habilidades ao órgão. Aos 22 anos, passa a atuar como organista titular da Trinité, em Paris, sendo a pessoa mais jovem a ocupar o cargo. E como era de se imaginar, as habilidades de Messiaen ao órgão fez com que o compositor iniciasse uma verdadeira revolução na escrita musical para este instrumento.

Conheça mais da vida e obra de Olivier Messiaen clicando no player acima. 

Caderno de Música vai ao ar sábado, às 11h45, na MEC FM.

 

Tags:  Música

Criado em 07/12/2018 - 09:45 - Episódio Caderno de Música 08-12-18

Mais do programa