Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Confira especial “100 anos sem Ruggero Leoncavallo”, no Caderno de Música

No programa, um pouco da vida e obra deste importante compositor italiano de ópera.

Caderno de Música

No AR em 10/08/2019 - 11:45

O Caderno de Música deste sábado (10) faz um especial “100 anos sem Ruggero Leoncavallo” e apresenta um pouco da vida e obra deste importante compositor italiano de ópera.

Ouça no player acima.

Leoncavallo nasceu em Nápoles em 23 de abril de 1857 e morreu em 9 de agosto de 1919. Ele estudou no Conservatório di Musica San Pietro a Majella e escreveu cerca de 20 óperas e operetas. Apesar de não ser tão conhecido por seus outros trabalhos, Leoncavallo é tido como um dos mais importantes compositores italianos de ópera, e um dos maiores respresentantes do estilo verista, em especial pela sua composição “I Pagliacci”, seu principal sucesso. Esta ópera teve estreia em Milão, em 1892, e possui libreto do próprio compositor, que afirma ter se baseado uma história real, embora muitos acreditem se tratar de um plágio de um libreto de Catulle Mendes. Tal polêmica não impediu o grande sucesso da obra, que continua uma das mais populares do repertório operístico.

Leoncavallo chegou a escrever outras importantes óperas, como “I Medici”, “Chatterton” e “Zaza”, mas nenhuma se comparou ao enorme sucesso de “I Pagliacci”. Entre as suas obras para outras formações instrumentais, se destacam os poemas sinfônicos “Séraphitus Séraphita” e “La nuit de mai”, além de diversas obras para piano solo. 

Confira mais no Caderno de Música. Sábado, às 11h45, na MEC FM.

Criado em 08/08/2019 - 14:51 - Episódio Caderno de Música 10-08-2019

Mais do programa