Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Caderno de Música homenageia Jean-Baptiste Lully

No programa, um álbum inteiramente dedicado à música instrumental do compositor, gravado pelo Le Concert des Nations

Caderno de Música

No AR em 25/11/2022 - 15:45

O Caderno de Música deste domingo (27) celebra os 390 anos de nascimento de Jean-Baptiste Lully, um dos principais nomes da música barroca francesa. O programa traz um álbum inteiramente dedicado à música instrumental do compositor, gravado pelo Le Concert des Nations e o maestro Jordi Savall. 

Jean-Baptiste Lully nasceu em Florença, na Itália, em 28 de novembro de 1632, inicialmente com o nome Giovanni Battista Lulli. Ele se mudou para a França com quatorze anos de idade, onde entrou em contato com o melhor da música deste país. Com um pouco mais de vinte anos, foi nomeado compositor de música instrumental da Corte de Luís XIV e praticamente todas as suas composições eram criadas para atender aos gostos e interesses do “Rei Sol”.  Sua grande dedicação fez com que Lully recebesse importante apoio da corte, se tornando um dos mais representativos compositores franceses de sua época. 

Com um estilo composicional único (que guardava alguns elementos da música italiana), Lully foi responsável por transformar e moldar a ópera francesa, criando uma estética musical original e exclusiva. Com o libretista Philippe Quinault, ele criou um gênero operístico essencialmente francês conhecido como “tragédie lyrique” ou “tragédie en musique”. Ele também é responsável por criar, junto com o dramaturgo Molière, as comédias-balés, gênero que unia a música com o drama e a dança, e que se tornou extremamente popular no tempo de Luís XIV. 

O Caderno de Mùsica vai ao ar neste domingo, às 14h30, na MEC FM.

Criado em 25/11/2022 - 15:45

Mais do programa