Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Confira homenagem a Pablo de Sarasate

Programa homenageia os 180 anos de seu nascimento, com um pouco da trajetória e principais obras do compositor

Caderno de Música

No AR em 10/03/2024 - 14:30

O Caderno de Música deste domingo (10) traz uma edição especial dedicada ao virtuoso violinista e compositor espanhol Pablo de Sarasate, em celebração aos 180 anos de seu nascimento. 

Pablo Martín de Sarasate nasceu em 10 de março de 1844, em Pamplona, na Espanha, e desde cedo demonstrou um talento excepcional para o violino. Aos doze anos, com o apoio da Rainha Isabel Segunda, ele foi presenteado com um famoso violino Stradivarius e enviado para estudar no prestigiado Conservatório de Paris. Aos dezessete anos, o jovem prodígio conquistou o Primeiro Prêmio do Conservatório e iniciou uma carreira de concertos que se estenderia por três décadas, realizando turnês em toda a Europa e Américas, e tornando-se uma lenda e um dos músicos mais produtivos de seu tempo. 

Sarasate faleceu em 20 de setembro de 1908, em Biarritz, França, aos 64 anos, deixando um legado duradouro. Ele  ficou conhecido principalmente pela beleza de sua sonoridade e por uma técnica impecável, que parecia livre de qualquer esforço. O compositor influenciou o cenário musical com suas performances, que combinavam equilíbrio, nobreza e precisão técnica, além de suas contribuições ao repertório para o violino, com peças que desafiam os instrumentistas até hoje. 

O Caderno de Música vai ao ar neste domingo, às 14h30, na Rádio MEC.

Criado em 08/03/2024 - 19:35

Mais do programa