No Carnaval, os mesmos cuidados que se tem com as crianças devem ser tomados com os adolescentes no que se refere a roupas e fantasias e à alimentação.
O hebiatra Alexandre Massashi Hirata, membro do Departamento de Segurança de Crianças e Adolescentes e do Departamento de Adolescentes da Sociedade de Pediatria de São Paulo, orienta que as roupas para a folia devem ser de algodão e confortáveis. Outro cuidado especial é com a hidratação, é importante que se consuma muita água. Outras alternativas podem ser utilizadas como sucos e água de coco.
Alexandre dá atenção também para o consumo de álcool entre os jovens. "Os pais devem estar atentos e conversar a respeito dos riscos do consumo de álcool que muitas vezes é disfarçado, misturado a outras bebidas, como refrigerantes e sucos. O consumo de álcool está associado a acidentes automobilísticos, que são a segunda causa de morte em jovens acima de 15 anos de idade. E também tem que ter o cuidado com o comportamento sexual de risco que muitas vezes está relacionado ao consumo de álcool", relata Hirata.
Na vida diária e durante o carnaval o cuidado principal é em relação ao comportamento do adolescente. Supervisão e diálogo devem estar presentes. "É preciso muita conversa, muita orientação, sempre oferecer apoio ao adolescente e sem medidas de repreensão", conclui.
Ouça mais:
Crianças exigem cuidados especiais no carnaval
Confira a íntegra da entrevista do especialista ao Cotidiano, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 14h, na Rádio Nacional de Brasília, com apresentação da jornalista Luiza Inez Vilela.