O quadro Entrevista de Valor do Em Conta, desta quinta-feira (9), entrevista a coordenadora do ProTeste – Associação do Consumidor, Maria Inês Dolci. A coordenadora fala sobre os convites que muitos bancos estão mandando aos clientes no sentido de que aceitem a “antecipação da devolução do Imposto de Renda pago a mais”. Na verdade, explica Maria Inês Dolci, trata-se de um empréstimo, com juros nem sempre interessantes e com a devolução futura como garantia. Daí acontece o risco. Se a pessoa cair na malha fina ou a devolução demorar além do normal, é prejuízo na certa.
Outro ponto destacado A coordenadora alerta para os perigos que existem para a pessoa que abre um e-mail pensando ter sido mandado pela Receita Federal. A ação pode permitir o acesso a dados pessoais, inclusive senhas, para a ação de criminosos da Internet. A Receita Federal garante que não manda e-mails para os que já entregaram a declaração do Imposto de Renda e por isso só pode ser golpe.
No Trocando em Miúdo, a prosa é sobre outra dúvida, esta mandada pela ouvinte Cristiane Correa:
“ Vendi um imóvel quitado, por valor de mercado, valor este acima do declarado em minhas declarações anteriores.Um mês após, comprei outro imóvel usado e usei 10% do dinheiro para dividas, 90% para quitação parcial do novo imóvel e o saldo financiei pela Caixa Econômica Federal. O novo imóvel é de valor maior. Tenho dúvida como declarar o valor da venda (pelo valor que vinha declarando ou pelo da venda efetivada) e se é necessário detalhar em algum lugar a uso dos 10% pois os mesmos acabaram sendo englobados no financiamento novo.”
O Em Conta– a Economia que você entende vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 na Rádio Nacional da Amazônia e de 10h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões.
A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz. Continue participando: emconta@ebc.com.br