Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Escalação Musical: Polônia

Em cada episódio, conheça aspectos socioeconômicos, históricos e musicais de cada um dos 32 países que estão na Copa do Mundo de 2022

Especiais Rádio MEC

No AR em 22/11/2022 - 07:15

Nascido na região da Mazóvia, o centroavante Robert Lewandowski, além de capitão da seleção polonesa, é considerado por muitos futebolistas como o melhor atacante da atualidade, já tendo marcado mais de 70 gols pela Polônia. No Catar, a Polônia também irá contar com jogadores como Wojciech Szczesny no gol e Piotr Zielinski no meio-campo.

Outro craque da região polonesa da Mazóvia é Frédéric Chopin, nosso primeiro convocado desta seleção. Reconhecido por suas composições românticas, curtas e melancólicas, Chopin é considerado um dos maiores compositores e pianistas de todos os tempos.

Agora passamos a bola para Karol Szymanowski, compositor que teve sua obra influenciada por seu compatriota Chopin e pelos alemães Strauss e Wagner. Szymanowski escreveu desde peças para o piano até balés, óperas e peças atonais e politonais. Suas composições mais conhecidas são seus dois concertos para violinos e suas sinfonias.

Cem anos depois de Chopin, Witold Lutoslawski surge como o grande compositor polonês do século 20. Lutoslawski iniciou sua carreira inspirado pela música folclórica polonesa e, a partir da década de 1950, começou a desenvolver suas próprias técnicas de composição, trabalhando com o dodecafonismo e técnicas aleatórias.

Assim como na Polônia, o futebol não é só Lewandowski, na música também não é só Chopin. Nessa Copa, a seleção polonesa pode mostrar que o país tem talentos muito mais variados e amplos do que conhecemos.

Escalação Musical é uma série de interprogramas produzidos e veiculados pela Rádio MEC FM. Em cada episódio, conheça aspectos socioeconômicos, históricos e musicais de cada um dos 32 países que estão na Copa do Mundo de 2022 (veja a lista completa aqui).

Criado em 21/11/2022 - 14:42

Mais do programa