Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Fazendeiro do Pará é condenado a 91 anos de prisão por trabalho escravo

Lindomar Resende Soares é acusado de manter 31 trabalhadores em

O fazendeiro Lindomar Resende Soares, de Ulianópolis, no Pará, foi condenado pela Justiça Federal a 91 anos de prisão em regime fechado. Ele é acusado de manter 31 trabalhadores em condições degradantes e em sistema de escravidão por dívida, em que os empregados são obrigados a comprar comida e equipamentos no armazém da propriedade.

 

A denúncia foi feita após fiscalização do Ministério do Trabalho, em maio de 2006, na propriedade de Lindomar, em Ulionópolis, cerca de 400 km de Belém. Os fiscais constataram a presença de trabalhadores sem Carteira de Trabalho, alojados em barracos de lona, com piso de terra batida, sem instalações sanitárias, sem acesso a água potável, consumindo comida estragada, sem nenhum equipamento de proteção para o trabalho na terra e com salários extremamente baixos.

 

Além disso, foram identificadas duas crianças que ajudavam na preparação da comida e na limpeza do alojamento. Para sair da fazenda, os empregados percorriam mais de 70 km para chegar à rodovia. Segundo o Ministério Público Federal no Pará, em depoimento à Justiça Federal, o fazendeiro confirmou a situação dos trabalhadores, mas disse que a responsabilidade era do capataz contratado para trazer os funcionários para a fazenda.

 

O fazendeiro é filho de Davi Resende, prefeito de Ulianópolis, morto ano passado em naufrágio no rio Xingu. Além da sentença de prisão em regime fechado, o juiz aplicou multa de R$ 283 mil ao fazendeiro. Lindomar Resende Soares ainda poderá recorrer em liberdade. A reportagem não conseguiu localizar o fazendeiro e o seu advogado.

 

Procurado, o Ministério Público Federal preferiu não comentar o caso.

 

Ouça mais informações no Jornal da Amazônia 1ª edição desta segunda-feira (7) e mais: Mato Grosso do Sul registra mais um conflito por terra. Fazendeiros são denunciados por formação de milícia contra indígenas.



Criado em 07/09/2015 - 14:25 e atualizado em 07/09/2015 - 11:13