Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mato Grosso registra mais de 22 mil casos de dengue de janeiro a setembro

Dos 141 municípios mato-grossenses, 75 apresentam neste ano alta

Cresceu o número de casos de dengue no estado do Mato Grosso. Dos 141 municípios mato-grossenses, 75 apresentam neste ano alta incidência da doença. No Estado, a ocorrência é de 692 casos por 100 mil habitantes.

 

Segundo o boletim epidemiológico da doença, emitido pela Secretaria estadual de Saúde, foram mais de 22,3 mil casos notificados de dengue de janeiro a setembro deste ano - um aumento de 121% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando teve  pouco mais de 10 mil notificações.

 

Ouça também:

 

Medicamento homeopático é indicado para prevenção e tratamento da dengue

 

Sinop continua como o município com maior número de registros, com pouco mais de três mil casos. A capital também aparece com número expressivo. Até agora foram 2.294 casos.

 

Foram confirmadas seis mortes por dengue no estado. Outras cinco aguardam a confirmação de resultado.

 

Além da dengue, o mosquito Aedes Aegypti também transmite o zika vírus e a febre chikungunya.

 

Neste ano, já são cinco casos de zika vírus registrados em Mato Grosso. Já a febre chikungunya não tem notificações. Apenas um caso importado no município de Cuiabá.

 

Os sintomas da dengue, febre chikungunya e zika vírus são parecidos. A primeira manifestação é a febre alta, acompanhada de dores articulares e musculares, dores de cabeça, fadiga e manchas avermelhadas na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns.

 

Caso apresente os sintomas das doenças, a pessoa deve procurar imediatamente os serviços de saúde e evitar o uso de medicamentos sem prescrição médica.

 

No Jornal da Amazônia 1ª Edição saiba, ainda, que etnias brasileiras se preparam para os Jogos Mundiais Indígenas e que a pesca artesanal ganha espaço em feira agropecuária do Tocantins.

 

O Jornal da Amazônia 1ª Edição é uma produção da equipe de radiojornalismo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45 (horário de Brasília).



Criado em 13/10/2015 - 13:08 e atualizado em 13/10/2015 - 09:00