Os agentes penitenciários entraram em greve ontem (29). Com isso, as visitas às unidades prisionais e a escolta judicial foram suspensas. A categoria vai se reunir hoje, à tarde, para definir o andamento da greve.
Representantes do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Distrito Federal (Sindpen-DF) tiveram uma reunião na Secretaria de Administração Pública para reivindicar a realização de concurso público para contratar novos agentes. Segundo o presidente da entidade, Leandro Alan, a proposta da secretaria é lançar o edital em dezembro.
Ouça também:
Força Nacional vai atuar em presídio de Roraima
A greve dos agentes penitenciários pegou de surpresa as pessoas que aguardavam a vista na manhã dessa quarta-feira. Muitas estavam na entrada da Papuda, desde ontem à noite, para pegar senha. Houve um princípio de tumulto por conta do cancelamento das visitas. Uma parte da via que dá acesso ao complexo foi bloqueada com galhos de árvores, mas a situação foi logo resolvida e a via foi liberada.
Os diretores da penitenciária saíram para conversar com os familiares dos detentos e informar que a visita seria remarcada quando a greve terminasse. Durante a conversa, os visitantes disseram temer que a situação provocada pela greve pudesse gerar uma rebelião.
De acordo com o Sidpen, o efetivo total de agentes para as seis unidades prisionais do DF é de cerca de 2.250 agentes.
Confira outras informações do Jornal da Cidade 1ª Edição desta quinta-feira (30):
- Exposicão sobre Dorival Caymmi celebra, em Brasília, centenário do compositor e cantor baiano.
- Administração do Cruzeiro se reúne com donos de cães hoje para debater criação de parque para os animais.
- Exposição sobre drogas na Câmara dos Deputados busca sensibilizar sociedade e o governo sobre o tema.
- Instituição de lojistas lança campanha de Natal para crianças carentes no DF.
- Estádio Nacional Mané Garrincha terá visitas gratuitas a partir deste final de semana.
- Operação Tiradentes investiga policiais militares por fraude milionária em entidade de interesse social.
O Jornal da Cidade 1ª Edição é uma produção do Radiojornalismo da EBC e vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir das 7h45, na Rádio Nacional de Brasília.