Para garantir o funcionamento do ano letivo, o Governo do Distrito Federal (GDF) vai pedir autorização na Justiça para contratar 6.500 professores temporários até o fim de 2015. Por meio da Procuradoria-Geral do DF, a Secretaria de Educação vai solicitar ao Tribunal de Justiça uma liminar para que, pelo menos, 3 mil docentes possam ser contratados já no início das aulas, previsto para o próximo dia 23.
Confira outras edições do Jornal da Cidade 1ª Edição
O secretário de Educação, Júlio Gregório, afirma que a medida é necessária porque o GDF atingiu o limite de contratação de servidores estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal, que trata dos gastos públicos. Porém, ele explica que o caso é uma exceção, já que, se não houver professores, os alunos ficarão prejudicados.
Segundo o secretário, a demanda existe devido ao afastamento de docentes para assumirem os cargos de diretor, vice-diretor e supervisor das mais de 650 escolas do DF.
A contratação dos 6.500 temporários vai gerar o impacto mensal de R$ 24 milhões aos cofres do DF. Esses docentes foram aprovados em processo seletivo realizado no ano passado.
Atualmente, a rede pública de ensino tem 470 mil estudantes e 30 mil professores, sendo que dois terços estão em sala de aula.
Outras informações nesta edição do Jornal da Cidade 1ª Edição:
- Câmara Legislativa retoma os trabalhos hoje à tarde.
- Em começo de mandato, deputados vão discutir medidas do Pacto por Brasília.
- E Câmara vai dar a palavra final sobre o aumento do IPTU, IPVA e medidas de ajuste fiscal.
- Cientista político avalia composição da Câmara Legislativa para a nova legislatura.
- Secretaria de Segurança Pública e Paz Social apresenta balanço da ação policial nas ruas.
- Pedidos de abatimento do Programa Nota Legal superam os de 2014.
- Escola do Recanto das Emas vai oferecer programa de combate à obesidade infantil a alunos e comunidade.
O Jornal da Cidade 1ª Edição é uma produção do Radiojornalismo EBC e vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 7h45, na Rádio Nacional de Brasília, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).