Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Compositor Glauco Velásquez é o destaque do Música e Músicos do Brasil deste domingo

Ouça, no programa, um pouco da vida e obra deste importante compositor ítalo-brasileiro do século XX

Música e Músicos do Brasil

No AR em 23/09/2018 - 19:00

Música e Músicos do Brasil deste domingo (23) traz a vida e obra do compositor ítalo-brasileiro do século XX Glauco Velásquez.

Ouça no player acima.

Apesar de ter nascido na Itália, Glauco Velásquez viveu quase toda a sua curta vida no Rio de Janeiro. Filho do barítono português Eduardo Medina Ribas e da carioca Adelina Alambary, ele iniciou os seus estudos no violino ainda na primeira infância e cantava em várias igrejas napolitanas. Aos 11 anos, muda-se definitivamente para o Brasil e, por volta dos 18, começa a se destacar na composição. Ele teve apoio do compositor Francisco Braga para ingressar no Instituto Nacional de Música, na classe de harmonia de Frederico Nascimento.

Como compositor, Glauco Velásquez foi reconhecido por músicos como Luciano Gallet, Xavier Leroux e Darius Milhaud. Ele nasceu em 1884 e morreu precocemente em 1914, com 30 anos de idade. Apesar do curto tempo de vida, Velásquez conseguiu construir uma obra bastante consistente. Sua produção musical inclui os seus famosos trios, peças para piano solo, sonatas para violino e piano, uma ópera e obras para canto e orquestra.

Confira mais no Música e Músicos do Brasil. Domingo (23), às 19h, na Rádio MEC Rio.

Criado em 21/09/2018 - 14:01

Mais do programa