Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História destaca as capitanias do Norte

Episódio desta semana mostra o impacto, para as capitanias do Norte, da mudança da família real para o Rio de Janeiro, em 1808

Na Trilha da História

No AR em 31/08/2023 - 14:58

Nesta semana, o Na Trilha da História tem como foco as capitanias do norte, território do Brasil colonial que corresponde ao do atual Nordeste do Brasil. O episódio aborda, em especial, as consequências para as populações de capitanias como a de Pernambuco e da Bahia da transferência da família real de Lisboa para o Rio de Janeiro, em 1808. O programa trata ainda de eventos que antecederam a independência do Brasil, como a Revolução Pernambucana de 1817 e a Revolução do Porto, de 1820.

O convidado desse programa é o historiador José Inaldo Chaves, professor de História do Brasil Colonial na Universidade de Brasília, doutor em História pela Universidade Federal Fluminense e um dos organizadores do livro Várias faces da Independência do Brasil, lançado pela editora Contexto.

Trilha Sonora

As músicas desse episódio mostram um encontro entre Portugal e o Nordeste do Brasil. Confira a lista: Nos ares de Lisboa (composição de Dominguinhos e Fausto Nilo / interpretação da paraibana Elba Ramalho e da portuguesa Carminho); Calçada Portuguesa (poema de Tiago Torres da Silva musicado pelo guitarrista português Pedro Joia / interpretação de Pedro Joia e do maranhense Zeca Baleiro); Recife (composição de Antonio Maria e do pernambucano Alceu Valença / interpretação de Alceu Valença e de Carminho); Juntei-me à voz Verdadeira, (composição de Lídia Jorge e António Chainho / interpretação de Chainho e Elba Ramalho); e Asa Branca (composição de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira / interpretação de Antonio Chainho e do pernambucano Dominguinhos).
 

Criado em 31/08/2023 - 08:00

Mais do programa