Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História retrata o Nordeste no processo de independência do Brasil

Nesta semana, José Inaldo Chaves mostra como as províncias do Norte embarcaram no projeto de independência de Dom Pedro

Na Trilha da História

No AR em 06/09/2023 - 08:00

Nesta semana, o Na Trilha da História exibe o segundo episódio sobre as províncias do Norte. O programa tem como foco a inclusão dos territórios que formam o atual Nordeste brasileiro no projeto de independência do Brasil, liderado pelo então príncipe regente Dom Pedro.  

O convidado é novamente o historiador José Inaldo Chaves, professor de História do Brasil Colonial na Universidade de Brasília, doutor em História pela Universidade Federal Fluminense e um dos organizadores do livro Várias faces da Independência do Brasil, lançado pela editora Contexto.

Entre os assuntos abordados pelo pesquisador, estão as divergências entre deputados brasileiros e portugueses na redação da Constituição do Reino, o dia do “Fico” e transformação de Dom Pedro em líder do processo de independência do Brasil. 

Trilha Sonora

Assim como na semana passada, o episódio desta semana mistura sonoridades portuguesas e nordestinas: Você-você (composição de Caetano Veloso / interpretação de Caetano e de Carminho); Pois é (composição de Chico Buarque e Tom Jobim / interpretação de Antonio Zambujo e Gal Costa); Tambor dos Ateus (composição de Pedro Jóia / interpretação de Elba Ramalho); Loa de Lisboa (composição e interpretação de Alceu Valença); Diabo no Corpo (composição de Pedro Abrunhosa / Composição de Pedro Abrunhosa e Lenine); e A conversa das comadres (composição de Antonio Chainho / interpretação de Antonio Chainho e Armandinho Macêdo).

Criado em 06/09/2023 - 08:00

Mais do programa