Nesta terça-feira (20), o programa Nacional Jovem falou sobre os cuidados que pais devem ter ao realizarem as compras dos materiais escolares dos filhos.
Para a conversa, foi convidado o técnico do Procon de Tocantins, Francisco Resende que destacou que muitas escolas têm extrapolado ao comporem a lista de materiais escolares.
Para ele, pais que se sentirem lesados podem recorrer ao Procon, sem esquecer de mencionar, o amparo dado pela Lei Federal 12.886/13 que proíbe a inclusão na lista de material escolar do aluno itens de uso coletivo, como papel higiênico, detergente, álcool, copos e talheres descartáveis.
Ouça também: Conheça os booktubers, internautas gravam vídeos com resenhas de livros
O técnico do Procon também deu algumas dicas para os pais que querem economizar ressaltando que uma das melhores opções é a pesquisa dos itens solicitados, pois as diferenças de preços podem chegar até 100%.
Segundo Francisco, pais também podem reduzir as despesas com material escolar aderindo à prática da compra coletiva. Além disso, ainda, lembrou que no ato da compra, os pais não podem esquecer de exigirem a nota fiscal dos produtos.
Outra dica importante dada pelo profissional foi quanto a reutilização dos materiais. “Pais que reforçam este ato junto a seus filhos estão educando para um consumo consciente”, defende o técnico.
Confira a íntegra da entrevista nesta edição do Nacional Jovem.
O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 14h, pela Rádio Nacional da Amazônia, e às 12h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões (horário local). Você pode ouvir o programa no mesmo horário, ao vivo, aqui no site das Rádios EBC.