Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Brasil é o campeão mundial em incidência de raios

São cerca de 50 milhões de raios no país por ano e a região Amazônica

O Brasil é o campeão mundial na incidência de raios. São cerca de 50 milhões de descargas elétricas no país por ano. Cerca de metade disso, atinge a região amazônica. Manaus é a segunda cidade em termos de mortes por raios no Brasil, só perde para São Paulo. Esses números mostram que quem mora na região norte tem que tomar alguns cuidados.

 

Quem deu o alerta foi o especialista no assunto, Dr Osmar Pinto Junior,  Coordenador ELAT, Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Em entrevista ao Natureza Viva deste domingo (20), ele falou da influência do El Nino no clima do verão. De acordo com ele, os efeitos mais visíveis do fenômeno são: um aumento na ocorrência de tempestades nas regiões sul e sudeste, e diminuição nas regiões norte e nordeste. Com isso, a incidência de raios na amazônia devem estar 10% abaixo do número considerado normal para a região. Mas o especialista lembra que isso não significa que haverá poucos raios, uma vez que a incidência da região é muito alta. 

 

Dr Osmar explicou também como surgiu a ideia para o livro “Brasil: que raio de história”. Pesquisa de três anos de como os raios moldaram a cultura brasileira e como eram vistos nas diferentes etapas da história do Brasil, desde lendas indígenas, passando pelo Brasil colônia, império e república.

 

Como o número de acidentes com morte é muito grande no verão, o especialista fez recomendações de como as pessoas podem se proteger, diminuindo muito a chance de serem atingidas por raios.

 

Confira este bate-papo na íntegra! Basta clicar no player acima!

 

O Natureza Viva vai ao ar todo domingo, com muita informação e debates sobre sustentabilidade. A partir da Nacional da Amazônia abre espaço nas ondas sonoras das rádios Nacional de Brasília, Nacional do Rio de Janeiro, Nacional do Alto Solimões e MEC AM Rio. Conheça um pouco mais sobre os biomas brasileiros nesta grande rede, todo domingo, às 8h (horário de Brasília), e no horário local da Nacional do Alto Solimões às 6h. A apresentação é de Mara Régia.



Criado em 20/12/2015 - 13:49 e atualizado em 20/12/2015 - 12:08

Mais do programa