Promulgada pelo presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre, a reforma da previdência agora está em vigor. A cerimônia foi nesta terça-feira, em sessão conjunta, comandada pelo também presidente do Senado, Davi Alcolumbre, acompanhado do presidente da Câmara, Rodrigo Maia.
A Proposta de Emenda Constitucional da reforma da previdência foi aprovada no dia 22 de outubro. Com isso, o governo, que fez a proposta, espera economizar cerca de 800 bilhões de reais, nos próximos dez anos.
Durante a sessão, o presidente Davi Alcolumbre citou a previsão de arrecadação abaixo do esperado, mas classificou a emenda como “uma das mais importantes alterações feitas” na constituição federal.
Também compondo a mesa, Rodrigo Maia defendeu a importância, não apenas da reforma da previdência, mas de outras reformas, como a tributária, que ele considera, juntamente com a previdenciária, uma reforma social.
A composição da mesa foi de parlamentares e membros das mesas diretoras. Não foi registrada a presença de membros do executivo. Questionado sobre as ausências, Davi Alcolumbre explicou que a promulgação é um ato do legislativo, e que não é tão comum a presença de presidentes nas promulgações de emendas constitucionais. A reforma da previdência entra em vigor quase nove meses após o envio da proposta, pelo poder executivo.
Confira também:
Comissão da Câmara inicia debate sobre PEC da prisão em segunda instância
Reforma da Previdência é promulgada pelo Congresso Nacional e já está em vigor
Governo lança Programa Previne Brasil
Esquema especial de segurança é montado para Cúpula do Brics, em Brasília