Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ex-secretários do Mato Grosso são presos por corrupção e lavagem de dinheiro

Prisões ocorreram durante Operação Sodoma. Ex-governador Silval

Os ex-secretários da Casa Civil e da Fazenda do estado do Mato Grosso foram presos nessa terça-feira em Cuiabá. Pedro Nadaf e Marcel de Cursi ocuparam esses cargos durante o governo do peemedebista Silval Barbosa, que também teve a prisão preventiva decretada, mas ainda não foi encontrado.



A ação é resultado da Operação Sodoma deflagrada nessa terça-feira pela Delegacia de Combate à Corrupção, Ministério Público Estadual, com apoio do Sistema de Inteligência do estado.



A operação acontece no âmbito de inquérito policial que investiga uma organização criminosa composta por agentes públicos que ocuparam cargos do alto escalão do Governo do estado nos anos de 2013 e 2014, e apura crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.



A secretaria estadual de Segurança Pública informou que já foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão nas residências dos ex-integrantes do governo que estão presos, na casa do ex-governador; além da Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo do estado.



A ação se estendeu a NBC Assessoria Consultoria e Planejamento e a empresa de assessoria Invest, além das residências de três parentes dos suspeitos, que foram conduzidos coercitivamente, quando a pessoa é levada para prestar depoimento, até a Delegacia de Combate à Corrupção.



Também foram cumpridas duas medidas cautelares restritivas, conhecidas como monitoramento eletrônico, em desfavor de Karla Cecília de Oliveira Cintra e Sílvio Cezar Correa Araújo.



Hoje estão previstas oito conduções coercitivas. De acordo com a polícia civil no estado, entre os envolvidos estão parentes, advogados e empresários vinculados ao ex-secretário Pedro Nadaf. A reportagem não conseguiu contato com os advogados dos ex-secretários envolvidos.



O nome da operação é uma referência à cidade de Sodoma, descrita na Bíblia, destruída em razão dos elevados níveis de corrupção praticada pelos seus moradores.

 

Confira ainda no Repórter Amazônia desta quarta-feira, 16: ciclista da Suécia morre no Acre vítima de acidente de trânsito; município de Tabatinga, no Amazonas, aprova projeto de lei que proíbe uso de cerol em pipas. E mais: Congresso de Artesãos vai discutir regulamentação e desafios da profissão.  O Repórter Amazônia é uma produção da Rede de Rádios Públicas da Amazônia e vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 18h30 pela Rádio Nacional da Amazônia.



Criado em 17/09/2015 - 00:11 e atualizado em 16/09/2015 - 20:41