Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Municípios do Amazonas recebem vacina pentavalente

Com reposição, os pais que possuem crianças com a caderneta atrasada devem procurar os postos de saúde do estado para atualizar as doses que faltam

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 03/10/2019 - 14:17

Os municípios do Amazonas já contam com dez mil doses da vacina pentavalente que protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças causadas por uma bactéria que pode desencadear pneumonia e até meningite. Mas por mês, a média de aplicações no estado é de 18 mil.

A previsão do Ministério da Saúde é que o abastecimento volte ao normal não só no Amazonas, mas todo o Brasil, a partir de novembro. Do total enviado pelo órgão para repor o estoque amazonenses, Manaus recebeu cinco mil doses e as cidades do interior, outras cinco mil.

Com essa reposição, os pais que possuem crianças com a caderneta atrasada devem procurar os postos de saúde do estado para atualizar as doses que faltam.

A penta deve ser aplicada aos dois, quatro e seis meses do bebê.

A imunização estava em falta em todo o Amazonas desde julho, pois o Ministério da Saúde havia suspendido o fornecimento do produto em todo o Brasil, por recomendação da OPAS- Organização Pan Americana de Saúde.

Isso porque a vacina pentavalente fornecida por um laboratório indiano foi reprovada em testes de qualidade pela Anvisa- Agência Nacional de Vigilância Sanitária e Instituto Nacional de Controle.

Desde agosto, começaram a chegar seis milhões e seiscentas mil doses de outro laboratório produtor da penta. Por mês, são aplicadas em todo o país 800 mil doses da pentavalente.

Ouça o Repórter Nacional - Amazônia (12h30) desta quinta-feira (3):

 

 

Criado em 03/10/2019 - 14:23

Mais do programa