Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Galo da Madrugada é inspiração para outros blocos Brasil afora

Símbolo da folia pernambucana é reconhecido pelo Guiness Book como o maior bloco de carnaval do mundo

Repórter Nacional

No AR em 09/02/2018 - 11:14

Você sabia que Galo bota ovo? Bom, pelo menos o Galo da Madrugada, reconhecido como maior bloco de carnaval do mundo pelo Guiness Book. Com o sucesso desse símbolo da folia pernambucana, pessoas de todas as regiões do Brasil criaram os filhos do Galo, blocos que homenageiam a tradição do Recife.

Galo da Madrugada

A nossa viagem para conhecer essa filharada vai do rio Capiberibe, no Recife, ao rio São Francisco, em Alagoas, passando pela costa da capital alagoana, Maceió. O Pinto da Madrugada anima o pré-carnaval da cidade há 17 anos, segundo o diretor Herman Braga.

E é na cidade histórica de Penedo, à beira do São Francisco, que a conexão Alagoas-Pernambuco ganha seu último elo. Há 10 anos, o Ovo da Madrugada leva seu boneco gigante para desfilar entre casarões históricos. Um jeito que os fundadores encontraram para resgatar o carnaval no interior.

E tem outro interior, lá no Norte do País, que também foi influenciado pelo Galo. Desta vez, o bicho mudou, virou Sapo da Madrugada, juntando um animal comum de Manacapuru, no Amazonas, com a memória de infância de Ailton Andrade, criador da brincadeira. E até tem frevo, mas o diferencial são as cirandas típicas da cidade, transformadas em marchinhas.

Tem também bloco que nasce da saudade. De pernambucanos que vivem em outros estados e querem repetir a folia de outros tempos. Essa é a história do Galo de Manaus, segundo Théo Alves, organizador do bloco.

No Distrito Federal, o Galo tem apelido carinhoso, é o Galinho de Brasília. Segundo Romildo de Carvalho Júnior, um dos fundadores, começou como uma brincadeira em 1992, quando o governo Collor confiscou a poupança dos brasileiros e os pernambucanos ficaram sem dinheiro para pular carnaval no Recife.

E assim os filhos do Galo se espalharam pelo Brasil. Ainda tem bloco em Rondônia, no Piauí, no Rio Grande do Norte, na Paraíba, no Rio de Janeiro, em Goiás e no Rio Grande do Sul. A primeira cria no exterior também já nasceu! É o Galo na Neve, do Canadá.

Ouça o Repórter Nacional (7h) desta sexta-feira (9) na íntegra:

09-02-18 - REPORTER NACIONAL - BRASIL - 7H, por desconhecido

 

Confira também nesta edição:

- Conheça a história dos blocos afros no Brasil

- TSE vai fazer auditoria em urnas no dia das eleições

STF decide pela constitucionalidade das terras quilombolas

Governo pede apuração de prática de cartel pelos postos de combustíveis

Criado em 09/02/2018 - 11:23

Mais do programa