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Menos de 6% dos cursos avaliados no Enade alcançaram a nota máxima

Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, de 2017, avaliou quase meio milhão de concluintes do ensino superior em todo o país

Repórter Nacional

No AR em 10/10/2018 - 09:40

Desta vez, foram avaliados mais de dez mil cursos da área de licenciatura,de ciências exatas, como Ciências da Computação, Engenharias e Sistema de Informação e cursos de tecnologia.

Além dos que alcançaram a nota cinco, numa escala que vai de um a cinco, 22% alcançaram a nota quatro no Enade, ambas consideradas muito boas. Cerca de 40% dos cursos, alcançaram a média três. Os piores desempenhos foram em 28% com a pontuação dois e 5% com a nota um.

A avaliação dos cursos presenciais mostra que entre os concluintes desta modalidade, 6,1% alcançaram o conceito máximo. Entre os cursos à distância, apenas 2,4% chegaram nesse patamar. Para o ministro da educação, Rossieli Soares, o ensino à distância precisa ser acompanhado, na questão da qualidade, mas é importante para a inclusão social.

"Na questão da qualidade, nós tivemos uma concentração no conceito três, que é razoável, mas também no conceito dois como um alerta para a educação à distância. Está trazendo uma oportunidade de inclusão para aquela mãe ou pai, aquele casal que já está inserido no mundo do trabalho, que não consegue ter tempo muitas vezes para educação presencial ou não tem oportunidade de estar na educação presencial, estar procurando a educação à distância", explic ao ministro.

 

As universidades federais tiveram bom desempenho, sendo as que mais tiveram cursos com a pontuação máxima, seguidas das estaduais. O ministro atribui o bom desempenho das públicas a mais de um fator.

Outro ponto importante avaliado foi o IDD, Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado. O índice compara o desempenho dos concluintes no ensino superior com o desempenho deles no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Assim, o MEC consegue ter uma noção do quanto o curso superior agregou conhecimento ao estudante. Menos de 5% dos cursos conseguiram agregar o máximo de conhecimento aos concluintes. Quase 60% agregaram valor satisfatório e menos de 4% agregaram valor muito baixo.

Em relação ao perfil dos concluintes avaliados em 2017, mais da metade era de pessoas brancas. As pretas não chegaram a 10%. Pardas correspondiam a 33% do total de avaliados. Entre os que não possuíam nenhuma renda para se manter no ensino superior, 22% eram beneficiários do Fies, Financiamento Estudantil, ou do Prouni, o Programa Universidade Para Todos.

 

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Tags:  Enade

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