Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Procissões oficiais do Círio de Nazaré começam hoje em Belém

A estimativa é de 2 milhões de pessoas acompanhando a disputada corda da berlinda que carrega a imagem de Nossa Senhora de Nazaré

Repórter Nacional

No AR em 11/10/2019 - 07:39

O percurso é de 47 quilômetros, o mais extenso e com maior duração, cerca de 12 horas. A procissão é acompanhada por milhares de fiéis a pé, de bicicleta, moto ou de carro. 

No sábado, dia 12, véspera do Círio, será a vez da Romaria Rodoviária, começando às 5h30. A imagem de Nossa Senhora de Nazaré saírá da Igreja Matriz de Ananindeua (PA) em direção à orla do Distrito de Icoaraci, com chegada prevista para 8h da manhã. Ao longo dos 24 quilômetros da procissão acontecem diversas homenagens e queima de fogos.

De lá, a partir das 9h da manhã, vai começar a Romaria Fluvial, que faz um percurso de 18km pelas águas da Baía de Guajará. É considerada uma das mais belas procissões do Círio, acompanhada por centenas de barcos. A Imagem Peregrina é levada por uma embarcação da Marinha do Brasil. O ponto de chegada é a Escadinha do Cais do Porto já em Belém, onde é recebida com honras pela Polícia Militar e aguardada por motociclistas que vão conduzi-la na Moto Romaria, prevista para as 11h30 da manhã. O cortejo é de 2,6 quilômetros  pelas ruas da capital paraense até a Basílica Santuário, onde acontece uma das cerimônias mais esperadas da programação: a descida da Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré do Glória sobre o altar-mor.

E finalmente no domingo do Círio, dia 13, acontece o ponto alto da tradicional festa religiosa, começando com a missa às 5h30 da manhã, e em seguida, a principal procissão, de 3,6 quilômetros, da Catedral até a Praça Santuário de Nazaré. O trajeto, marcado por diversas manifestações de fé, reúne o maior número de fiéis, de várias regiões do estado, do país e até do exterior. Para este ano, a estimativa é de 2 milhões de pessoas acompanhando a disputada corda da berlinda que carrega a imagem de Nossa Senhora.

Ouça o Repórter Nacional (7h) desta sexta-feira (10):


 

Outros destaques desta edição:

- Primeira santa nascida no Brasil, irmã Dulce será canonizada neste domingo no Vaticano

- Bolsonaro comenta apoio dos Estados Unidos à entrada da Romênia e da Argentina na OCDE, e afirma que vai chegar a hora do Brasil

- Tratamento de médicos da Universidade de São Paulo faz desaparecer células de câncer

Criado em 11/10/2019 - 08:21

Mais do programa