Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Receita Federal adia para junho prazo de entrega da declaração do IR

Por causa da quarentena, os contribuintes reclamaram que estavam encontrando dificuldades para reunir os documentos necessários à comprovação de despesas e renda

Repórter Nacional

No AR em 02/04/2020 - 08:48

O prazo final para a entrega da declaração de Imposto de Renda 2019/2020 foi prorrogado até 30 de junho. O anuncio foi feito nessa quarta-feira (1º), pelo secretário da Receita Federal, José Barroso Tostes Neto.

Segundo José Barroso, o adiamento foi motivado pelos relatos de contribuintes confinados em casa sobre dificuldades em obter documentos na empresa ou de conseguir recibos com clínicas médicas para deduzirem gastos.

Até a terça-feira (31), a Receita recebeu quase 9 milhões de declarações, 27% do esperado.

Sobre a possibilidade de rever o cronograma de restituição, para quem já entregou a declaração, o secretário disse que ainda vai reavaliar a medida. Neste ano, a Receita tinha reduzido para cinco, o número de lotes de restituição e antecipado o primeiro lote de 15 de junho, para 30 de maio.

Tostes também anunciou a total desoneração, por 90 dias, de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre operações de crédito. 

A última medida anunciada pelo secretário foi o adiamento das contribuições de abril e de maio para o PIS, Pasep, Cofins e da contribuição patronal para a Previdência Social, paga pelos empregadores. 

Ouça o Repórter Nacional (7h) desta quinta-feira (02):

Outros destaques desta edição:

- Governo lança programa para garantir empregos durante pandemia da Covid-19
- Presidente Jair Bolsonaro sanciona lei que garante auxílio emergencial a trabalhadores informais
- Escolas estão dispensadas de cumprirem mínimo de duzentos dias letivos
- Passa de 6.800 o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus no país

Criado em 02/04/2020 - 08:53

Mais do programa