Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saiba como solicitar o Cartão SUS

O cartão garante ao cidadão atendimento nas unidades de saúde e

O objetivo do cartão SUS (Sistema Único de Saúde) é garantir ao cidadão atendimento nas Unidades de Saúde e Hospitais públicos do Brasil.


Consta no documento, informações do paciente, do tratamento e do profissional de saúde que o atendeu. Os dados podem ser acessados de qualquer ponto do país, explicou Sidnéia Gardina, enfermeira substituta do programa de Atenção Básica em Tabatinga, Amazonas.

 

Qualquer pessoa pode tirar o Cartão SUS. O interessado deverá comparecer a secretaria de Saúde do seu município com documento de identidade (RG); CPF;  certidão de nascimento ou certidão de casamento.

 

Sidnéia Gardina, explicou ainda que em caso de perda, furto ou outra situação, pode tirar a segunda via do documento. Os pais que pretendem retirar o cartão dos seus filhos precisam levar a Certidão de nascimento da criança, comprovante de residência em nome do pai ou da mãe (originais). Caso a criança tenha como responsáveis os avós, o comprovante de residência deverá estar no nome dos mesmos, número de CPF (Cadastro de Pessoa Física) da criança, se ela já tiver o documento emitido, mais não é obrigatório.

 

Mas a enfermeira alerta que o atendimento não pode ser negado caso a pessoa não tenha o cartão. 

 

O programa Reporter Solimões vai ao ar, de segunda a sexta ás 18:45 (Horário de Tabatinga).



Criado em 17/01/2015 - 15:55 e atualizado em 17/01/2015 - 17:25

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

Mais do programa