Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Vacinação contra o HPV tem início no Amazonas

O vírus está associado à maioria dos casos de câncer de colo de útero

A Campanha de Vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano) começou na terça-feira (10), em todo o estado do Amazonas. O vírus está associado à maioria dos casos de câncer de colo de útero.

 

De acordo com o diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) do Amazonas, Bernadino Albuquerque, a meta é vacinar aproximadamente 250 mil meninas de 9 a 13 anos. “É uma forma preventiva cujo os resultados nós vamos ter a longo prazo”, afirmou Bernadino Albuquerque.

 

O diretor da FVS ressaltou ainda que o objetivo da campanha é proteger as jovens contra essa doença, que tem grande incidência no país.

 

A vacina do HPV é composta de três doses. As meninas que serão vacinadas agora devem receber a segunda dose daqui a seis meses, em setembro. A terceira dose acontece cinco anos após a primeira dose.

 

Em Atalaia do Norte, no Alto Solimões, o esquema para vacinação será de casa em casa como explica a Secretária Municipal de Saúde, Vanessa Almeida: “Nós estamos mobilizando uma vacinação nas áeras de atuação das equipes (de sáude da família), onde elas vão ocorrer nas residências”, para a gente elevar nosso índice de cobertura, não só do HPV, mas também das outras vacinas do calendáio vacinal.”

 

Ouça também: Tribunal de Contas do Amazonas lança ouvidoria ambiental

 

O Secretário Estadual de Saúde, Wilson Alecrim, recomendou que a campanha, a exemplo dos anos anteriores, seja realizada prioritariamente no âmbito das escolas, para garantir maior alcance da ação. Mas cada Secretaria Municipal de Saúde deve adotar a estratégia que for mais eficaz, conforme sua realidade, para o cumprimento da meta de imunizar, pelo menos, 80% da população-alvo.



Criado em 13/03/2015 - 12:24 e atualizado em 13/03/2015 - 09:51

Mais do programa