A iniciativa representa qualidade de vida para essa população, principalmente focando a área ambiental, junto às prefeituras pequenas que não dispõem de orçamento para essas obras. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) disponibiliza técnicos e recursos financeiros e faz parcerias com projetos em regiões do Vale do Rio São Francisco, que não dispõem de água tratada.
Ouça também:
Rio São Francisco sofre com pior estiagem dos últimos 50 anos
Para falar sobre o assunto, o programa Revista Brasil entrevistou o superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, na Bahia, Alaor Grangeom, que falou aos ouvintes da Rádio Nacional de Brasília sobre os principais detalhes do programa e quais os benefícios que a ação deve trazer aos moradores dos cinco municípios baianos que receberam o projeto.
Alaor Grangeom explicou que a maior obra, que teve início neste ano, está orçamentada em R$ 80 milhões e vai atender 40 mil pessoas, em 71 localidades, com rede de abastecimento e adutora, com 371 quilômetros de extensão. Segundo ele, o programa da Codevasf vai abranger um total de 27 municípios, onde a maioria ainda não teve as obras concluídas.
Os municípios de Santa Brígida, Morro do Chapéu, Várzea Nova e Glória são as localidades que já tiveram as obras de saneamento básico concluídas neste ano.
O superintendente regional da Codevasf ressaltou que o programa de saneamento e abastecimento de água da companhia deve trazer mais qualidade de vida à população local no Norte baiano, principalmente em relação à questão ambiental. Os moradores das regiões próximas ao Rio São Francisco serão os mais beneficiados, já que sofrem com a escassez do Velho Chico.
Confira a íntegra da entrevista aqui!
O programa Revista Brasil vai ao ar de segunda a sábado, a partir das 8h, na Rádio Nacional de Brasília, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A apresentação é do jornalista Valter Lima.