Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Projeto de irrigação permite economia de até 70% da água

Projetos da Codevasf permitirão economia de água em quatro perímetros

Projetos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) permitirão economia de até 70% da água em quatro perímetros do Submédio São Francisco.

 

Os projetos executivos que apontam para uma economia do volume anual da água utilizada nos perímetros irrigados Bebedouro, em Pernambuco, e Curaçá, Tourão e Maniçoba, na Bahia, serão entregues ainda neste mes de abril, pela Codevasf.

 

Para falar sobre o assunto o Revista Brasil entrevistou nesta quarta-feira (1º) o secretário-executivo da Área de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação da Codevasf, Frederico Calazans.


Calazans explica que o projeto consiste em substituir o sistema de irrigação feito por meio de sulcos perdulários, onde a água corre por cima da terra através de sulcos feitos sem muito controle, por sistemas de como o de gotejamento ou de microaspersão.

 

Ouça também: Medicamento inovador para hepatite C tem registro liberado pela Anvisa

 

De acordo com o secretário-executivo, esse é um investimento de resultado rápido e eficaz, que irá proporcionar ao agricultor a redução de gasto com energia elétrica, diminuição significativa do consumo de água, incremento da superfície da área útil irrigável e consequentemente aumento da produtividade. “A gente estima que vamos ter um volume anual economizado de água de 79 milhões de metros cúbicos, ou seja, são 77 bilhões de litros de água, que serão economizados do rio São Francisco”, afirma.

 

Já foram realizados 528 projetos executivos para uma área de 4.042 hectares de pequenos produtores, conforme dados divulgados pelo Frederico Calazans.

 

Ouça a entrevista na íntegra clicando no player acima e saiba mais sobre o projeto da Codevasf.

 

O programa Revista Brasil vai ao ar de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A apresentação é de Valter Lima.



Criado em 01/04/2015 - 15:00 e atualizado em 01/04/2015 - 16:08

Mais do programa