Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça os direitos das mulheres com câncer de mama

A isenção de alguns impostos, uso do FGTS e a reconstrução da mama

O Revista Brasil desta terça-feira (6) traz o importante alerta sobre os direitos das mulheres com câncer de mama. Entre estes direitos estão a isenção de alguns impostos, uso do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e o mais importante, que é a reconstrução mamária, não só pela rede pública, como pelos planos de saúde, no momento da cirurgia para retirada parcial ou total da mama.

 

Para esclarecer sobre esses direitos, o programa conversou com a advogada especialista em direito à saúde Gabriela Guerra. Ela explica, que muitas vezes, a mulher tem que fazer a mastectomia total ou parcial, que é a retirada da mama, o que lhe dá o direito à reconstrução da mama. De acordo com a legislação em vigor (Lei 12.802/2013), a mama deve ser reconstruída na mesma cirurgia em que foi feita a retirada do câncer.

 

Pacientes com câncer também têm direito à aposentadoria por invalidez ou auxílio-doença, após a perícia do INSS.

 

No caso de pacientes idosas, ela poderá fazer jus ao benefício de um salário-mínimo da lei de amparo assistencial ao idoso. Basta que comprove renda familiar inferior a 1/4 do salário-mínimo.

 

Este mês a Campanha Outubro Rosa conscientiza população sobre o câncer de mama em todo país.

 

Saiba mais sobre mais direitos da mulher com câncer de mama, como o desconto do IPVA, quitação do financiamento da casa própria, nesta entrevista, disponível no player no topo da matéria.

 

Ouça também: Saúde das mulheres é o foco da campanha Outubro Rosa

 

O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, na Rádio Nacional de Brasília, das 10h ao meio-dia. A apresentação é de Miguelzinho Martins.



Exercícios ajudam a prevenir e tratar câncer de mama

Câncer de mama e ovários podem ser detectados por teste genético

Criado em 06/10/2015 - 15:38 e atualizado em 06/10/2015 - 12:01