Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

88 crianças e adolescentes aguardam adoção no DF

Por outro lado, 420 famílias estão inscritas na fila de adoção

Em média, um processo de adoção no Brasil demora cerca de um ano. Hoje, apenas no Distrito Federal, 88 crianças e adolescentes esperam por adoção. Destas, nenhuma se encaixa no perfil mais procurado de crianças que é de 0 a 2 anos, saudável, sem irmão e de cor branca. Por outro lado, 420 famílias estão inscritas na fila de adoção, nenhuma se interessa em acolher um dos 60 adolescentes que aguardam na fila.

 

O psicólogo e supervisor de Adoção da Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal, Walter Gomes, explica que o processo de adoção passa por fases. O primeira fase é a de inscrição: qualquer pessoa com idade acima de 18 anos que queira adotar uma criança, vai realizar um cadastro e apresentar documentos. Além disso, é preciso participar de um curso de preparação e ser avaliado por uma equipe técnica da Vara da Infância. O objetivo é verificar se o candidato de fato, apresenta as motivações adequadas e o ambiente familiar caracterizado pelo afeto, se os demais membros da família compartilham com o desejo de adotar uma criança, porque ela será apenas filho mas também membro da família e por isso é importante que os demais membros da família estejam ratificando, reforçando esse desejo. Esse processo inicial tem em média 10 a 12 meses de tramitação.

 

Em seguida tem início a segunda fase, que é a espera, onde o candidato aguarda a Justiça para conhecer a criança de acordo com o perfil que o candidato estabeleceu. Segundo o psicólogo, esse momento é o mais difícil porque a maior parte procura crianças entre 0 a 2 anos, saudáveis, sem irmão e de cor branca. E ele ressalta que esse não é o perfil da maior parte das crianças disponíveis para adoção. A terceira e última fase é o processo de adoção em si.

 

Saiba mais no site da Vara da Infância e Juventude do TJDFT.

 

Ouça esta entrevista sobre adoção ao programa Tarde Nacional, com apresentação de Fátima Santos, na Rádio Nacional de Brasília.



Adoção por amor incondicional

Tire suas dúvidas sobre adoção

Criado em 01/09/2015 - 21:54 e atualizado em 01/09/2015 - 18:47