O Novo Ranking do Saneamento Básico aponta que o país está cada vez mais distante de atingir as principais metas de saneamento básico, estipuladas pela ONU.
De acordo com a pesquisa divulgada pelo Instituto Trata Brasil, existem quase 35 milhões de brasileiros sem acesso à água tratada e quase 100 milhões de brasileiros sem coleta de esgotos (47,6%).
O levantamento é feito nas 100 maiores cidades, com base nos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) do ano 2017. De acordo com o ranking, cinco municípios do Rio de Janeiro estão entre os 20 piores em saneamento básico. É o caso de Belford Roxo, o pior avaliado na 95ª posição, São Gonçalo, Duque de Caxias, São João de Meriti e Nova Iguaçu.
Os dados também indicam queda nos investimentos em saneamento no país desde 2014. Os apresentadores do Tarde Nacional conversaram sobre as soluções para reverter esse problema com o geotécnico Júlio Cesar da Silva. Ele é professor de engenharia civil no Centro Universitário da Rede Internacional de Universidades Laureate (IBMR).
Clique e ouça a entrevista completa: