Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Projeto de Lei propõe o Programa Escola sem Partido

Iniciativa combate a instrumentalização do ensino para fins políticos,

O Tema Livre desta quarta-feira (30) discutiu sobre o Programa Escola sem Partido. O Escola sem Partido faz parte da proposta do Projeto de Lei 867, de 2015, que se encontra na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

 

Para esta discussão, a produção do Tema Livre reuniu Miguel Nagib, advogado e coordenador do Movimento Escola sem Partido (pelo telefone); Malvina Tânia Tuttman, pedagoga, ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), durante o ano de 2011, ex-reitora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e membro do Conselho Nacional de Educação e do Conselho Estadual de Educação; e Agnes Alencar, historiadora e pesquisadora da Revista de História, da Biblioteca Nacional (RHBN), responsável pela realização do dossiê sobre Educação, publicado na edição de setembro da revista.

 

Segundo informações da página do Programa Escola sem Partido, o objetivo da iniciativa é "dar visibilidade a um problema gravíssimo que atinge a imensa maioria das escolas e universidades brasileiras: a instrumentalização do ensino para fins políticos, ideológicos e partidários".

 

Miguel Nagib defende a proposta do projeto de lei e é categórico em afirmar que a doutrinação política acontece dentro das salas de aula. Malvina Tuttman inicia sua participação defendendo o espaço para o contraditório e para a diversidade, chamando a atenção para a complexidade da questão. Agnes Alencar começa lembrando de uma história que viveu no Ensino Médio, em aula de Biologia, envolvendo uma professora que humilhou um aluno que defendeu o Criacionismo e uma outra que pediu aos alunos que pesquisassem sobre cinco teorias da criação do mundo e levasse para a sala de aula.

 

Ouça toda esta edição do Tema Livre, clicando no player acima.

 

O Tema Livre é transmitido de segunda a sexta-feira, das 10h às 11h da manhã.



Criado em 30/09/2015 - 18:15 e atualizado em 30/09/2015 - 18:31