Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Com humor, rádio e música criticavam a influência estrangeira em nossa língua

Professora Rose Esquenazi mostra como os compositores brasileiros

O quadro 'O rádio faz história' do programa Todas as Vozes desta segunda-feira (9), contou com a participação da professora do PUC-RJ e jornalista Rose Esquenazi. Ela contou como eram apresentadas as críticas aos estrangeirismos em nosso cotidiano, principalmente na música popular brasileira.

 

"Desde os anos 1920, as pessoas começaram a usar demais as palavras em inglês e francês. Mas foi, principalmente, nos anos 1930, com a chegada do filme 'O cantor do jazz', que o cinema falado norte-americano despertou grande interesse.  Então, quando os brasileiros ouviram os atores com falas em inglês, começaram a inserir algumas palavras estrangeiras em nosso cotidiano", explica Esquenazi.

 

Ouça também: José Vasconcellos diverte plateia ao imitar os locutores de notícias

 

A crítica bem-humorada à influência estrangeira aparecia, nos anos 1930, nos programas da Mayrink Veiga e no programa Casé, da Rádio Phillips. Em 1932, Assis Valente compôs a música "Goodbye" para Carmem Miranda. Aprenda mais nos comentários de Rose Esquenazi clicando no player acima!

 

Anote aí! O Todas as Vozes vai ao ar de segunda a sexta, das 7h05m às 10h, na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro (800 kHz), com apresentação do jornalista e radialista Marco Aurélio Carvalho.

 



Criado em 10/03/2015 - 10:11 e atualizado em 17/03/2015 - 11:20

Mais do programa