O programa Todas as Vozes desta sexta-feira (12) homenageia o comentarista Luiz Pineda Mendes. Ele nasceu em Palmeiras das Missões, Rio Grande do Sul, em 9 de junho de 1924. Chegou no Rio de Janeiro nos anos 1940 e logo se transformou em uma das principais referências das transmissões e programas esportivos do rádio. Foi narrador da Rádio Globo nas Copas do Mundo de 1950, no Brasil, e 1954, na Suíça.
Luiz Mendes foi um dos criadores do modelo de debate esportivo chamado de 'mesa redonda' na televisão brasileira. Apresentou a 'Grande Resenha Facit', na TV Rio. Em entrevista ao site da ABI, Associação Brasileira de Imprensa, publicada pelo site da entidade em 9 de setembro de 2008, Luiz Mendes comentou: "em 55, saí da Rádio Globo para inaugurar a TV Rio. Fizeram uma pesquisa para saber quais eram os locutores do rádio que o público queria ver nos programas da nova emissora de TV. Surpreendentemente, fiquei em primeiro lugar. Eu não esperava, já que era o mais novo entre todos. No rádio, eu ganhava 11 mil cruzeiros por mês; na TV, me ofereceram 35 mil. Saí correndo!". Mas voltou para o rádio, sua grande paixão profissional, na década seguinte.
Luiz Mendes trabalhou também nas equipes esportivas das rádios Continental, Nacional e Tupi, entre outras.
Com colaboração do radialista maranhense Talvane Lukatto - apresentador do programa 'Memórias do Rádio no Ar', na Rádio Mirante AM -, o quadro 'O rádio faz história' do programa Todas as Vozes relembra a emoção do apresentador Gilson Ricardo, no programa Panorama Esportivo, da Rádio Globo, em 27 de outubro de 2011, data em que Mendes faleceu, e um editorial na voz do comentarista gaúcho, veiculado no aniversário da emissora, no qual ele comparava a rádio com o papel de uma mãe. Talvane Lukatto é o colaborador das sextas-feiras no quadro 'O rádio faz história'.
O programa Todas as Vozes vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 7h05 às 10h, na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro - 800 kHz, com apresentação do jornalista e radialista Marco Aurélio Carvalho.