Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Quando a Tupi FM era chamada de 'estéreo espetacular'

Vinheta na voz de Carlos Bianchini mostra o estilo 'beautiful music'

O quadro 'O rádio faz história' do programa Todas as Vozes desta terça-feira, 21 de julho, destacou a extinta emissora musical Tupi FM 96,5 MHz do Rio de Janeiro, que utilizava o slogan 'estéreo espetacular'. O quadro tem a colaboração do radialista, escritor, palestrante e especialista em mercado da comunicação Fernando Morgado.

 

A vinheta de 1988, na voz de Carlos Bianchini, deixa evidente o estilo da emissora, marcada por uma locução clássica e uma plástica suave.

 

A Tupi FM nasceu a partir da concessão que a Tupi AM já possuía, mas que, até os anos 1960, era utilizada apenas internamente, como link entre os estúdios e os transmissores. A partir dos anos 1970, as AM's passaram a poder explorar comercialmente seus canais em frequência modulada. Tupi FM, Globo FM e Jornal do Brasil FM seguiram esse caminho. Em comum, as três começaram adotando um formato de programação chamado nos Estados Unidos de beautiful music: músicas orquestradas e música clássica, poucos comerciais e locução marcante, mas sem variações significativas na interpretação para não incomodar o ouvinte que utilizava a emissora como fundo musical.

 

A Tupi FM e a Jornal do Brasil FM eram usadas, nos anos 70, como trilha sonora preferida em elevadores e salas de espera de consultórios médicos.

 

Esse estilo logo atraiu o público de maior renda, que podia pagar pelos ainda raros receptores de FM no começo dos anos 1970. O FM era ouvido em aparelhos domésticos. Por exemplo, nas vitrolas. No Brasil, a banda de FM passou a estar nos receptores de rádios de pilha e nos de automóveis a partir da segunda metade dos anos 1970. Anteriormente, carros e rádios portáteis cotavam com as bandas de AM (todos) e de Ondas Curtas (alguns modelos). 

 

Nos anos 1990, a Tupi FM encerrou sua fase 'estéreo espetacular', assumindo uma programação musical popular. Mais tarde, adotou a marca Nativa FM, que havia nascido em São Paulo. Em junho de 2009, a frequência 96,5 passou a transmitir em simulcast a programação da Tupi AM. Ou seja, a mesma programação nas duas bandas de frequência.

 

Ouça no player acima uma vinheta de 1988 da Tupi FM Estéreo Espetacular e a conversa de Marco Aurélio Carvalho com Fernando Morgado sobre a história da emissora e do gênero beautiful music no Brasil.

 

O Todas as Vozes vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h20 às 10h, na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro - 800 kHz, com apresentação do jornalista e radialista Marco Aurélio Carvalho.

 



Criado em 22/07/2015 - 13:04 e atualizado em 22/07/2015 - 15:45

Mais do programa