Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Camponesa luta pelos direitos das mulheres em assentamento no MT

Ouça Antônia Soares de Brito Oliveira no Viva Maria. Rumo a 8 de março

Rumo ao 8 de março, mulheres em movimento se apressam em homenagear as Marias que têm força, raça e fé na vida. É caso da Antônia Soares de Brito Oliveira, trabalhadora rural moradora do chamado Projeto de Desenvolvimento Social São Paulo (PDS), o assentamento São Paulo de Carlinda, no Mato Grosso.

 

Confira outras edições do Viva Maria aqui

 

Antônia Soares, já nos primeiros anos de escola, aprendeu o real significado do dia 8 de março e sabe nos contar a origem da data de cor e salteado. “Eu sei que foi um massacre de 124 mulheres que morreram em uma fábrica, lutando pelos seus direitos, assim como, ainda hoje, nós mulheres temos uma luta pela vida inteira para conquistar os nossos direitos e ocupar o nosso espaço na sociedade”.

 

A camponesa contou, ainda, ao Viva Maria desta segunda-feira (02) como ajudou a aumentar a participação das camponesas do assentamento em que vive nas decisões em grupo e lembrou a importância de comemorar o Dia Internacional da Mulher.

 

“Na minha comunidade, por incrível que pareça, as mulheres têm destaque. Eu tenho lutado muito para isso e, inclusive, nós temos um processo em andamento no fórum porque a gente defende um mínimo de mulheres para ocupar a diretoria. Como não concordaram, o processo está correndo no fórum e nós estamos aguardando a decisão”.

 

Antônia Soares lembrou que, atualmente, cinco mulheres compõem a diretoria e que estão firmes e fortes na luta para ocupar os seus espaços na comunidade.

 

Confira a íntegra da entrevista e conheça mais a camponesa Antônia Soares e sua luta pelas mulheres no  assentamento São Paulo de Carlinda.

 

Desde o início da década de 80, as mulheres sabem: têm voz no rádio brasileiro. Com mais de 30 anos dedicados à defesa dos direitos da mulher, o Viva Maria apresenta temas relevantes e entrevistas com personalidades que contribuem para a melhoria da vida da mulher.

 

Em formato de programete, o Viva Maria é presença garantida na programação das Rádios EBC.



Criado em 02/03/2015 - 12:26 e atualizado em 02/03/2015 - 10:35

Mais do programa