O coordenador do programa de infecções sexualmente transmissíveis IST/HIV e hepatites virais de Tabatinga, Francisco Nery, participa do programa Alô Fronteira, que fala sobre as doenças sexuamente transmissíveis.
Francisco informa que o município apresenta um alto índice de infecções sexualmente transmissíveis. Na pandemia, o mundo virtual foi um meio muito utilizado para marcar encontros para ter esse contato sexual.
Na entrevista, ele explica que atualmente a secretaria está adotando outro método de abordagem que é o uso da Profilaxia Pós-Exposição (PEP). É uma forma de prevenção da infecção pelo HIV ocorrida em casos de sexo sem camisinha. Francisco fala que o ideal é a pessoa começar a tomar a medicação em até 72 horas. A eficácia da PEP pode diminuir à medida que as horas passam.
O coordenador também ressaltou a importância do uso da camisinha tanto para homens como para as mulheres. Aborda que o público feminino tem dificuldade em usar a camisinha para mulheres, pois a sociedade é extremamente machista. A mulher precisa quebrar esse tabu e ter mais autonomia com o seu corpo e com o uso da camisinha feminina.
Ele também responde as perguntas dos ouvintes, como: infecções sexualmente transmissíveis na boca, ejaculação precoce, entre outros questionamentos.
O coordenador ressalta que fazer sexo faz bem à saúde, mas sempre com o uso da camisinha. Pra finalizar, orienta a população a buscar o serviço de atenção especializada para tirar as dúvidas.
Ouça a entrevista no player acima.