Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Folclore, lendas, mitos e a música clássica estão no #AntenaNaTravessa

Programa será ao vivo na quinta (3/11), às 18h, direto da Travessa da

No mês de novembro, o #AntenaNaTravessa traz para o debate o folclore, as lendas, os mitos e suas relações com a música clássica. O programa especial será na quinta-feira (3/11) e contará com a participação do professor da UFRJ Samuel Araujo e o especialista Ricardo Lima, com mediação de Daniel Reis, pesquisador do Centro Nacional de Folclore e Música Popular.

 

Já a música ficará por conta do Projeto Aprendiz, em formação com Roberta Oliveira (canto), Renato Reis (clarineta), Alexandre Santiago (flauta transversal e piccolo) e Leandro Campanate (piano).

 

O Antena será na Livraria da Travessa da rua Sete de Setembro, 54, no Centro do Rio. A entrada é franca. O programa começa às 18h, participe!

 

Acompanhe pelo player abaixo:

 

Saiba mais sobre os convidados:

 

Samuel Araujo é doutor em Musicologia pela Unversidade de Illinois (EUA) e professor titular da Escola de Música da UFRJ, onde coordena o Laboratório de Etnomusicologia. Foi professor visitante Tinker na Universidade de Chicago e é professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO. Com publicações em periódicos acadêmicos de música e áreas afins no Brasil e no exterior, lançou, em 2007, "Guerra-Peixe. Estudos de Folclore e Música Popular Urbana" (Ed. UFMG), e co-organizou, em 2008, "Música em Debate: Perspectivas Interdisciplinares" (Mauad Ed.).

 

Daniel Reis é doutor em antropologia e pesquisador do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular. Nesta instituição atua em programas como a "Sala do Artista Popular", o "Concurso de Monografias Silvio Romero" e coordena projetos como o "Folclore e Cultura Popular no Brasil: memórias e narrativas"; o "Curso Livre de Folclore e Cultura Popular"; e o ciclo de debates "Um dedo de Prosa". É autor de "Cidade (I)material. Museografias do patrimônio cultural no espaço urbano" (2015).

 

Roberta Oliveira iniciou seus estudos musicais aos dez anos de idade, na EM Levi Carneiro, na classe de flauta doce e de canto coral. O interesse pela expressão vocal fez do canto seu objeto de estudo. Atualmente cursa licenciatura em música na UNIMES e trabalha no Programa Aprendiz como professora de canto, atuando como multiplicadora de oportunidades no âmbito da educação musical, "gerando bons frutos de sementes desacreditadas".

 

Renato Reis iniciou os estudos de música na EM José de Anchieta, nas classes de flauta doce do Programa Aprendiz. Seu instrumento principal é a clarineta, tendo iniciado os estudos na classe do professor Walter Jr. Atualmente, cursa licenciatura em música na UNIRIO e atua como professor de clarineta junto da equipe pedagógica do Programa Aprendiz.

 

Alexandre Santiago iniciou os estudos musicais na classe de violino do Programa Aprendiz. Posteriormente, escolheu a flauta transversal como instrumento principal, ao qual tem se dedicado em estudos no curso de bacharelado em música da UFRJ, sob a orientação dos professores Afonso Oliveira e Eduardo Monteiro. Alexandre Santiago tem se destacado no cenário musical realizando recitais e integrando conjuntos, o que mantém a agenda do jovem instrumentista movimentada durante a temporada de concertos nas cidades do Rio de Janeiro e Niterói.

 

Leandro Campanate é pianista correpetidor da equipe de profissionais do Programa Aprendiz, orientando os jovens músicos das classes de instrumento, canto e prática de conjunto.

 

Ricardo Gomes Lima é antropólogo e professor do Instituto de Artes da Uerj. Por aproximadamente duas décadas ocupou a função de pesquisador do Centro Nacional do Folclore e Cultura Popular, atuando como coordenador da Sala do Artista (SAP)  e do Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural (Promoart). Entre outros projetos, Lima também desenvolveu e coordenou o Programa de Apoio a Comunidades artesanais (Paca), realizado no norte do estado de Minas Gerais. Possui vários artigos e  livros publicados, entre eles "Objetos: Percursos e Escritas Culturais","O Povo do Candeal - Caminhos da Louça de Barro", "Sobre a arte brasileira: da pré-história aos anos 60". Foi autor do documento do Fórum Mundial sobre a Proteção do Folclore, da Unesco, em 1997, na Tailândia. Atualmente,  exerce o cargo de diretor do Departamento Cultural da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

 

 



Criado em 25/10/2016 - 19:42 e atualizado em 01/11/2016 - 17:43

Mais do programa