Explorando em seu repertório os contrastes entre as tradições musicais do Romantismo europeu de Schumann e o vigor brasileiro de Francisco Mignone, sua saudosa esposa, a pianista Maria Josephina Mignone (1923 - 2024) será a grande homenageada do recital que a também pianista Clélia Iruzun fará nesta sexta (20), na Sala Cecilia Meireles, no Rio de Janeiro.
Integrante da série Piano na Sala, o concerto inclui a "Sonata Opus 22", "Arebesque Opus 18" e "Carnaval Opus 9", obras de Robert Schumann, e os "Seis Estudos Transcendentais". Compostos em 1931, os estudos estão entre as mais famosas peças elaboradas por Francisco Mignone (1897 - 1986) em toda a sua trajetória artística. Tais composições serão a base através da qual Clélia prestará um tributo a Maria Josephina, que além de ter sido esposa de Mignone em seus 23 últimos anos de vida, foi também sua maior intérprete e divulgadora incansável do seu repertório ao longo de mais de seis décadas.
Para saber mais sobre o evento, clique no player acima para conferir entrevista do âncora Rui Vasconcellos com um dos maiores nomes do piano brasileiro na atualidade: Clélia Iruzun.
Antena MEC, o seu programa cultural de fim de tarde! De segunda a sexta-feira, das 18h às 19h, nas sintonias físicas e digitais das Rádios MEC (em rede também com a FM Cultura de Porto Alegre).
Rádio MEC - Clássica e Atual!