A Festa Literária de Paraty acontece no final de julho, mas o Rio de Janeiro recebe, na próxima quinta e sexta, eventos pré-Flip. Escritores e pesquisadores vão se reunir para discutir a vida e a obra de Hilda Hilst, a homenageada deste ano.
Em entrevista ao Arte Clube, a curadora da Flip, a jornalista Josélia Aguiar, deu detalhes sobre a programação e comentou a trajetória literária da escritora. Clique no player e ouça o papo com o apresentador Jansem Campos.
A mesa de abertura, no dia 28/6, aborda a importância da poeta para a literatura, ao problematizar o alcance da sua obra, quando viva e após a sua morte. A segunda mesa trata das curiosidades da sua rotina e intimidade na Casa do Sol. No dia 29/6, a primeira mesa analisa a fundo a obra da escritora, relacionando os temas de seus livros com questões particulares, assim como o impacto do seu trabalho na crítica. Para encerrar o evento, a mesa “Hilda Hilst era feminista?” traz à tona a obra da poeta sob a luz dos debates de gênero contemporâneos.
Participam das discussões a artista plástica e amiga Olga Bilenky, a pesquisadora Marina Costin Fuser e os escritores Eucanaã Ferraz, Jurandy Valença, Carola Saavedra, Ana Chiara e Carla Rodrigues. Além da curadora da Flip, Josélia Aguiar, a mediação das mesas ficará por conta dos jornalistas Guilherme Freitas, Sergio Cohn e Mariana Filgueiras. A atriz e diretora de teatro Isabel Cavalcanti fará intervenções poéticas. A entrada é gratuita, limitada à lotação do auditório.
SERVIÇO
Pré-Flip RJ
Dias 28 e 29 de junho – 15h
Sede do Sesc RJ: Marques de Abrantes 99 – Flamengo
Entrada franca (sujeita à lotação do auditório)
Informações: (21) 4020-2101