Um ciclo de palestras com autores refugiados discute, no Rio, a relação entre literatura e política, cultura e língua. O objetivo é contar como a literatura questiona o conceito de globalização, frente aos processos migratórios forçados.
"A Palavra Fora do Lugar: escritores refugiados e em risco" reúne autores do Afeganistão, Hungria, Congo e Brasil para contar suas experiências com perseguições políticas, étnicas e religiosas.
Nesta quarta-feira (15/08), o autor convidado será Felix Kaputo. São ao todo 12 anos de exílio de sua terra natal, a República Democrática do Congo, onde esteve preso. Ele completará 1 ano de residência no Brasil, na qualidade de primeiro escritor refugiado acolhido no país, através da UFMG.
A curadora do ciclo de debates e professora do departamento de comunicação da PUC-Rio, Clarisse Fukelman, conversou com o Arte Clube sobre a importância da presença desses autores no Brasil. Ela ressaltou que um dos objetivos do evento é despertar o interesse em outras instituições em acolher artistas em risco. Clique no player e ouça a entrevista completa.
“A PALAVRA FORA DO LUGAR: ESCRITORES REFUGIADOS E EM RISCO”
LOCAL: Centro Cultural Banco do Brasil – auditório 4º andar
ENDEREÇO: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro, RJ - Tel.: (21) 3808-2020
DIAS E HORÁRIOS: 15/08, às 18h30; 29/08, às 18h30; 12/09, às 19h, sempre às quartas-feiras
ENTRADA FRANCA: distribuição de senhas uma hora antes de cada debate
DURAÇÃO APROXIMADA: 80 minutos
Arte Clube vai ao ar de segunda a sexta-feira, ao meio-dia, na Rádio MEC AM.