Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Exposição destaca pioneirismo do fotógrafo Ermanno Stradelli na Amazônia do século XIX

Um dos curadores do evento dá detalhes sobre a mostra

Assinar podcast

Arte Clube

No AR em 16/12/2019 - 17:13

A exposição Ermanno Stradelli – fotógrafo pioneiro na Amazônia apresenta ao público a trajetória do fotógrafo italiano está em cartaz no Museu Histórido Nacional, no Rio de Janeiro. Clique no player e ouça a entrevista com o fotógrafo e antropólogo Milton Guran, um dos curadores da exposição.

A exposição conta com cerca de 50 ampliações fotográficas do viajante e pesquisador Stradelli, que dedicou a maior parte de sua vida ao estudo das culturas indígenas da Amazônia brasileira do século XIX e evidencia o caráter pioneiro do trabalho ao registrar os primeiros contatos entre índios isolados e o Estado brasileiro, como no caso da Missão de Pacificação dos Crichanás (1884), precursora das expedições indigenistas do século XX. 

Realizada pelo Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro e pelo MHN, a mostra tem curadoria de Guran e de Lívia Raponi, autora de livro "A Única Vida Possível: itinerários de Ermanno Stradelli na Amazônia) e de uma tese de doutorado sobre o fotógrafo. A mostra conta ainda com o apoio do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), da Sociedade Geográfica Italiana e do Instituto Italiano de Cultura de São Paulo.    


Ermanno Stradelli – fotógrafo pioneiro na Amazônia
Local: Museu Histórico Nacional, Praça Mal. Âncora, s/n - Centro, Rio de Janeiro – RJ
Abertura: quinta-feira, 28 de novembro de 2019 às 11 horas
Duração: de 29 de novembro de 2019 até 28 de fevereiro de 2020
Horários: de terça a sexta: das 10h às 17h30; sábados, domingos e feriados: das 13h às 17h
Ingresso: R$ 10 reais (inteira)/R$5 reais (meia) (entrada gratuita aos domingos)

Criado em 16/12/2019 - 17:17

Mais do programa