A cineasta Barbara Cunha é a convidada do Arte Clube, para falar sobre o documentário Flores do Cárcere, já disponível na plataforma digital NOW e com lançamento previsto para 18 de março nas demais plataformas digitais.
O longa, dirigido por Barbara Cunha e Paulo Caldas, baseado no livro de Flavia Ribeiro de Castro, aborda o encarceramento feminino com histórias reais que retratam e denunciam o cenário doloroso do sistema carcerário.
O filme, narrado pelas próprias ex-detentas, mostra os motivos que as levaram ao encarceramento na antiga Cadeia pública de Santos e ainda, em um segundo momento, como foi a vida após o cumprimento de suas penas, e os preconceitos e dificuldades ao tentarem se reinserir socialmente.
Flores do Cárcere participou de importantes festivais internacionais: Festival de Cinema Brasileiro de Paris, Los Angeles Brazilian Film Festival, FESTin Lisboa (onde recebeu menção honrosa). Participou também do Festival de Trancoso e foi exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e no Festival do Rio.
Na entrevista, Barbara dá mais detalhes sobre o documentário, fala sobre o encarceramento feminino, sobre a escolha das personagens e fala também sobre as barreiras que elas enfrentam na sociedade.
Clique no player e ouça a entrevista completa.