Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Livro revela cotidiano do Brasil do século 19 a partir de anúncios de jornal

Historiador e jornalista João Victor Pires lança "Classificados da Corte"

Assinar podcast

Arte Clube

No AR em 04/05/2021 - 12:00

Os reflexos da chegada da corte portuguesa ao Brasil, em 1808, até o regresso de Dom João VI a Lisboa, 13 anos depois, foram sentidos em vários níveis da sociedade. Desde os mercados imobiliário e literário - e até o de indivíduos escravizados -, grande parte da vida carioca passava pelos anúncios do primeiro jornal impresso no país: a Gazeta do Rio de Janeiro. Este rico material foi o objeto de estudo do historiador e jornalista João Victor Pires, que pesquisou em mais de 9 mil anúncios o cotidiano da cidade. O resultado é o livro Classificados da Corte: o cotidiano do Rio de Janeiro joanino a partir dos anúncios de jornal. Em 11 capítulos, o livro traz um retrato da época, que teve até campanha de vacinação. 

Clique no player acima e ouça a entrevista com João Victor Pires, que dá detalhes sobre a pesquisa e conta como os classificados registraram este "novo" momento na história do Brasil. O livro está disponível nas principais lojas online.

Arte Clube tem apresentação e edição de Jansem Campos e produção de David Isidoro. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12h, na MEC FM, e de segunda a domingo, também às 12h, na Rádio MEC.

Criado em 04/05/2021 - 16:05

Mais do programa