O Bate-Papo Ponto Com nesta sexta-feira (28) põe o pé em 2015 para falar sobre a nova equipe econômica. Vamos entender o que vem pela frente com a escolha dos nomes para os Ministérios da Fazenda, Planejamento e do Banco Central.
Para Adhemar Mineiro, especialista do Dieese - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, o quadro que vem por aí não será nada fácil. "Seja por juros, ou simples aumento dos impostos, os gastos só devem aumentar. E isso se deve muito pelas isenções que foram dadas em ano eleitoral", antecipa o economista. Também participaram da mesa, os universitários Fernando Gomes, da Universidade Castelo Branco, e Caroline Fernandes, da Faculdade Anhanguera-Niterói. Ambos estudantes de Administração.
Com o cenário internacional altamente desfavorável, o especialista falou ainda sobre questões como o reajuste do salário mínimo, o superávit primário e a velha polêmica sobre a aposentadoria. "2015 não seria um cenário tranquilo, em nenhuma hipótese. Vai ser uma questão de administração de perdas, principalmente das contas internas e da inflação", garante o especialista ao rebater que qualquer projeção, por melhor que seja, é um excercício de futurologia. "No Brasil, trabalhar com 6 meses de prazo já é futurologia", pondera.
O Bate-Papo Ponto Com vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, pela Rádio MEC AM do Rio. Se preferir, ouça ao vivo também pelo link das rádios EBC.