Dor foi o tema do Bate-papo Ponto Com dessa sexta-feira (23). No estúdio da MEC AM, Cadu Freitas recebeu o farmacêutico, mestre e doutor em Farmacologia e professor da UFRJ, Cleverton Kleiton Freitas de Lima, e a enfermeira Juliana Anastácia para falarem sobre esse assunto.
Durante o programa, foram abordados pontos como os aspectos fisiológicos envolvidos na dor e suas manifestações no organismo, a necessidade e o motivo dela se transformar em algo ruim, alterações psicológicas e novos tratamentos.
Segundo o especialista, muitas pessoas sentem dor e acabam se adaptando à ela, mesmo quando tomam algum medicamento para aliviar. “Se a gente pensar nos melhores tratamentos que existem para dor, para a maioria das dores crônicas, eles aliviam apenas 60% da dor e os outros 40%? O paciente acaba se acostumando com aquele processo, acaba se adaptando, mas está sentindo dor” e completa “a dor é uma tortura e tem que ser tratada de maneira eficaz.”
Ouça a íntegra do programa no player acima.
O Bate-papo Ponto Com é transmitido de segunda a sexta-feira, a partir das 11h05, pela MEC AM do Rio de Janeiro. Se preferir, ouça o programa ao vivo, aqui no link das Rádios EBC. Curta também a página da emissora pelo Facebook.