Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Bossamoderna apresenta músicas que fazem referência ao mar

O repertório conta com composições de Dorival Caymmi e Paulinho da Viola

Bossamoderna

No AR em 17/12/2017 - 22:00

O Bossamoderna deste domingo (17) destaca músicas que utilizam o mar como tema. O programa apresenta obras como “Timoneiro”, de Paulinho da Viola e “O bem do mar”, de Dorival Caymmi, na voz de Marina de La Riva e Danilo Caymmi.

Esta edição começa com Paulinho da Viola e Hermínio Bello de Carvalho apresentando “Timoneiro”, em faixa do disco de Paulinho da Viola, ”Bebadosamba”, de 1996.

Ainda desconhecido em 1965, o compositor e futuro arranjador, Arthur Verocai lançou a música “Olhando o mar”, em parceria com Ronaldo Soares. Nesta edição, a obra é apresentada na voz de Leny Andrade, em faixa do disco “Estamos aí”, de 1965.

Já o ex-Titã Arnaldo Antunes, apresenta adrenalina e guitarras na obra “Lugar comum”, de João Donato e Gilberto Gil, que foi lançada em 1974 em faixa do disco “Ninguém”, de Arnaldo Antunes, de 1995.

O Bossamoderna destaca também a obra “À beira mar”, de Jorge Pinheiro e Luiz Millan, na voz de Mauricio Detoni, em faixa do songbook “O dia em que São Paulo floresceu”, de 2014.

A carioca Joyce Moreno apresenta “Mar e lua”, em faixa do disco “Palavra e som – na boca do cantor, toda palavra dança”. Já sua filha, Clara Moreno, segue a pista da praia com a obra “Ela vai pro mar”, de Ronaldo Bastos e Celso Fonseca, que participa da faixa. A música faz parte do disco “Meu samba torto”, de 2007.

Com sua impecável escala de vozes, o grupo “Os Cariocas”, de Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli apresenta “Nem o mar sabia”, em faixa do disco “A grande bossa dos Cariocas”, de 1964.

E uma edição marítima como essa do Bossamoderna não estaria completa sem Dorival Caymmi, o criador do gênero “canções praieiras”. O programa destaca uma homenagem de Marina de La Riva dedicada a Caymmi, em 2017, no disco “Rainha do mar”. Uma das faixas é “O bem do mar”, com a participação de um dos filhos do autor, Danilo Caymmi.

Recém-lançado, o disco “Na praia de Caymmi”, do grupo vocal carioca "Equale", retrata a “Morena do mar”, lançada em 1972 por Dorival Caymmi. Nesta edição, o Bosssamoderna apresenta a música com conjunto "Equale", na voz de Joyce Moreno. Também do mesmo álbum é a obra “Quem vem pra beira do mar”, lançada por Dorival Caymmi em seu disco “Canções praieiras”, de 1954.

Dori Caymmi, outro filho de Dorival Caymmi, apresenta “Água do mar”, parceria dele com Paulo Cesar Pinheiro, em faixa do disco “Voz de mágoa – Música do Brasil”, de Dori Caymmi, de 2017. Também de Paulo Cesar Pinheiro é a obra Iemanjá, rainha do mar”, desta vez em parceria com Pedro Amorim, em faixa do disco “Voz nagô – afro sambas”, que reúne parcerias da dupla, de 2017.

O Bossamoderna apresenta também a obra  “Quando o mar quebra”, do paulistano, Alexandre Grooves, em faixa de seu disco “Multi”, lançado em 2017.

Esta edição destaca em seu repertório a obra “Coco da mãe do mar”, dos pernambucanos Lenine e Siba, na voz  da cantora potiguar Krystal, em faixa do disco “Coisa de preto”, de 2007.

Já o pernambucano, Zé Manoel Carvalho apresenta a obra “O mar”, em parceria com Sergio Napp, em faixa de seu disco “Canção e silêncio”, de 2015.

E este Bossamoderna marítmo termina com a obra “Filho do mar”, do gaúcho Keco Brandão e da paulistana Rita Altério, na voz Simone Guimarães.

Ouça o programa na íntegra:


Bossamoderna vai ao ar todo domingo às 22h pelas Rádios MEC AM e FM com reprise toda quarta às 21h na MEC AM. Envie seus pedidos de músicas, participação ou informações da programação também pelo Whatsapp (21) 99710-0537.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tags:  bossa nova Mar MPB

Criado em 14/12/2017 - 11:17 - Episódio Mar

Mais do programa