Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Campanha alerta para epidemia de greening na citricultura

Com origem na China, doença, que já é considerada a pior do citrus no mundo, chegou ao Brasil em 2004

Brasil Rural

No AR em 03/11/2017 - 14:00

O Brasil Rural de hoje fala sobre o greening, uma doença que afeta o cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro.

A campanha #unidoscontraogreening foi criada para debater a doença e ajudar no controle conjunto dos produtores.

Para falar sobre o assunto, o programa conversa com o engenheiro agrônomo do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) Ivaldo Sala.

Ouça a entrevista no player abaixo:

 

A primeira vez que a doença foi detectada no Brasil foi em 2004, na cidade de Araraquara. Na entrevista, Ivaldo comenta os dez mandamentos recomendados pelo Fundecitrus, a campanha lançada neste ano e o histórico do greening no país.

 

"É a pior doença de citrus do mundo. É extremamente agressiva e transmitida por um inseto vetor e causada por uma bactéria. Causa ainda a diminuição do tamanho do fruto, torna as folhas amareladas, os frutos mais ácidos e causa a queda de frutos e a morte de plantas", enumera Sala. 

 

A campanha #unidoscontraogreening é para conscientizar pessoas que possuem plantas de fundo de quintal ou em condomínios para que redobrem os cuidados. É indicada a utilização de mudas saudáveis, inspeção e eliminação das plantas doentes e o controle do inseto vetor para evitar prejuízos maiores e a disseminação da doença.

Ivaldo ressalta que as últimas pesquisas apontam que a doença está estável, atingindo em torno de 17%. No entanto, a incidência ainda é alta e é preciso controlá-la para evitar que se espalhe.

Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio de Janeiro; e sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília Nacional da Amazônia.

Criado em 03/11/2017 - 14:23

Mais do programa