Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

"Brasil é o grande manancial de água doce do planeta", afirma professor

No Dia Mundial da Água, conversamos com Marcelo Resende, da Universidade Católica de Brasília, sobre escassez hídrica e uso racional da água

Brasil Rural

No AR em 22/03/2018 - 12:10

Dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água. Sobre este tema tão atual e cada vez mais importante, Sula Sevillis conversou com o professor Marcelo Resende, coordenador dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia Elétrica e Energias Renováveis da Universidade Católica de Brasília (UCB).  Na entrevista, o professor falou sobre a importância da água para a agricultura, principalmente pela irrigação, e sobre o uso racional deste recurso.

"Sem dúvida o gasto maior é com a utilização de pivô central. Agora existem outras práticas que seriam mais racionais, como o uso de gotejamento. Mas essas técnicas estão restritas a culturas de menor porte. As grandes culturas tem um uso expressivo de água, principalmente com o uso do pivô central", ressalta Resende, que comenta ainda sobre a crise hídrica no Distrito Federal.

Água

Sobre a conscientização deste recurso, ele destaca o importante papel da educação e aborda também o uso de águas de fontes freáticas (água salobra) no nordeste. "Essa conscientização só veio quando nós tivemos um problema sério, da crise hídrica nesses últimos 2 anos. Por isso eu acho que a educação é muito importante, principalmente aquela que vem desde a base", enfatiza o professor. 

Acompanhe a entrevista completa no player abaixo:

Você sabia que o Brasil é o país que possui maior quantidade de água doce, com 12% do total existente no planeta? Esse bem varia de região para região, concentrando a maior parte na região Norte e a menor na região Nordeste.

Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

*Com informações da UCB 

 

Criado em 22/03/2018 - 12:38

Mais do programa