Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Brazlândia sedia 3ª Festa da Goiaba neste fim de semana

Festividade contará com a comercialização da fruta e de produtos derivados, além da exposição e venda de flores

Brasil Rural

No AR em 09/03/2018 - 12:18

O Brasil Rural desta sexta-feira, 9, vai falar sobre a 3ª edição da Festa da Goiaba, que acontece de 9 a 11 de março, em Brazlândia. Com uma área de 280 hectares e 78 produtores, a região é o principal polo produtor da fruta. A safra da goiaba ocorre entre os meses de fevereiro e abril e a safrinha entre os meses de setembro e novembro. A Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão, no quilômetro 13, da BR-080, organiza e sedia o evento, de forma gratuita.

Sobre a produção e a festividade, conversamos com o diretor agrícola da Associação Cultural Alexandre de Gusmão (ARCAG), Fábio Harada. Em Brazlândia, já existe também a tradicional festa do morango (ouça aqui a última entrevista realizada).  

"A produção já está consolidada em Brazlândia desde os anos 70. Agora para a gente expor aos consumidores é que ainda estamos engatinhando. Mas graças a Deus temos tido uma boa aceitação. As parceiras com a Emater-DF, o Ministério da Agricultura e a Secretaria de Agricultura têm incentivado mais ainda", comemora Fábio sobre a produção. 

3ª Festa da Goiaba

Confira a entrevista completa no player acima.

As principais variedades da fruta são a pedro sato, para consumo in natura, e a paluma, voltada mais para indústria. Duas novas cultivares, tailandesa e cortbel, também vêm sendo desenvolvidas na região. 

O  Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

*Com informações da Agência Brasília

Criado em 09/03/2018 - 13:45

Mais do programa