O Dia Nacional da Caatinga é comemorado em 28 de abril. Para marcar a data e falar da importância da preservação do bioma, o Brasil Rural desta sexta-feira (27) conversa com Carlos Figueiredo, coordenador do curso de Ciências Ambientais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza.
Ouça no player abaixo:
Exclusivamente brasileiro, o bioma está presente em quase todo o território nordestino e ocupa ainda pequenas áreas do norte de Minas Gerais. Para o especialista, "a caatinga é um bioma que não tem visibilidade no exterior, mas tem importância fundamental para quem vive [na região]".
Ele explicou também que a maior parte desse bioma fica em área rural e que a preservação da natureza é fundamental.
"A preservação da natureza contrasta às vezes com o uso que é necessário pelas próprias populações. Aí fica um dilema entre usar essa natureza e preservá-la para a própria qualidade de vida", ressaltou.
Carlos disse que a caatinga vive no limite, por causa da seca. Qualquer alteração pode levar a uma perda da biodiversidade.
O desmatamento é uma das formas de degradação desse bioma, segundo o coordenador.
O Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio de Janeiro; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.